


A Cruz da JJ Piri é um símbolo da Missão assim como a Cruz da JMJ e tem a mesma natureza e Missão. É uma cruz de madeira abençoada e enviada pelo Padre Augusto, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, ela está peregrinando por toda cidade e município levando a mensagem da JJ PIRI.
ELa foi inspirada na Cruz da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Peregrina, um crucifixo de madeira, que viajar para vários países entre uma e outra edição da JMJ, desde 1984, a pedido do então papa São João Paulo II. Ela foi entregue à juventude católica pelo próprio Papa no final do Ano Santo com as palavras: "Levem-na a todo o mundo como um sinal do amor do Senhor Jesus."
Missão da CRUZ
A Cruz de Cristo. Para ser levada para o mundo como um símbolo do amor de Cristo para com as pessoas e para pregar a todos que só com a morte e ressurreição, há a salvação e a redenção em Cristo.
O formato de coração significa o amor de Deus por nós, ele é divido em duas cores vermelho e azul que representam o sangue e a água que saíram do coração de Jesus quando o soldado lhe feriu com a lança e também se remete as cores das cavalhadas de Pirenópolis que tem os cristãos simbolizados pelo azul e os mouros pelo vermelho. A cruz que traça todo o coração se remete a Cruz da Jornada mundial da Juventude a cruz peregrina dos jovens dada pelo Papa São João Paulo II, a cruz de Cristo sinal de salvação. O pombo representa o Divino Espirito Santo festa de maior devoção do povo Pirenopolino.
Assim como o ícone Salus Populi Romani, de Nossa Senhora, que acompanha a Cruz da JMJ o quadro de Nossa Senhora do Rosário acompanha a Cruz da JJ Piri.
Um sinal da presença materna de Maria na Jornada da Juventude de Pirenópolis próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas. Ele irá acompanhar a Missão da JJ Piri junto com a cruz.
“Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria." (São João Paulo II)
